Vibe boa e cultura de Trindade a Paraty

Planejamos passar 3 dias em Trindade, eu e meu namorado. Quando chegamos na Vila já dá pra perceber a vibe relax e tranquila do local. Só existe uma rua principal por lá e é onde você vai encontrar todos os restaurantes, sorveterias, mercados e lojinhas do local.

As pousadas ficam bem próximas dessa rua, todas em volta, na verdade. Ficamos no Atelier e Pousada do Riacho que é um pouco longe do centrinho e precisa subir uma estrada de terra, mas super vale a pena porque o ambiente da pousada é bem zen, com um ótimo atendimento e uma piscina de água natural.

IMG_20160113_105006785_TOP

No primeiro dia, almoçamos em um restaurante com pratos feitos e depois fomos curtir um pouco da praia em frente, chamada Praia de Fora. Esta é uma praia de tombo, ou seja, as ondas se quebram bem no início então cuidado pra entrar, eu não me arrisquei rs mas o visual é lindo.

Nós almoçamos e jantamos no centrinho todos os dias e o que posso dizer é que, no geral, todos os restaurantes que comemos eram bons, mas tenho destaques positivos e negativos. O positivo chama-se Villa Maritima, o prato é grandão, muito gostoso e não é muito caro e o negativo é, com certeza, um bar que eu não me lembro o nome, mas tem muitas garrafas de cervejas artesanais em sua fachada e parece ser um lugar legal até, mas os preços das cervejas são exorbitantes, uma garrafa de Colorado estava R$ 50,00, sendo que você encontra por R$ 13,00 no mercado de SP e os chamados “petiscos de frango” no cardápio eram nuggets, então fiquei bem triste com esse lugar.

Bom o melhor dia foi o segundo, pois resolvemos “explorar” todas as praias de Trindade, o que pode ser feito, praticamente, em um dia se você quiser, porque o lugar é bem pequeno mesmo, mas claro que aproveitá-la sem pressa e em mais dias é bem melhor 🙂

Depois de conhecermos as praias do Rancho e a Praia do Meio, decidimos fazer a trilha para a Praia do Caixa d’aço que é bem rapidinha e vale muito a pena, a praia estava deserta em pleno dia de Janeiro com sol e o lugar é maravilhoso, a areia é fofinha e o mar estava super refrescante!

Se você estiver com pique pode aproveitar e pegar a outra trilha que fica entre a praia e a piscina de água natural do Caixa d’aço, essa trilha só dá pra ter acesso pela praia do Caixa d’aço, então se você quiser ir para a piscina de água natural, será obrigado a pegar duas trilhas 😉

A trilha para a piscina é bem mais longa, mas vale a pena, pois você pode nadar com os peixinhos de lá e a água é bem cristalina, tente ir bem cedo, porque quando chegamos (por volta das 13h) estava bem lotada, também não carregue muitas coisas, pois você não terá aonde deixar na piscina, a não ser em cima das pedras, se tiver em um grupo de amigos alguém pode cuidar enquanto os outros nadam e vão se revezando.

No último dia, o plano era fazer a trilha para a cachoeira Pedra que engole, mas como estava chovendo, resolvemos ir conhecer Paraty. É importante dizer que fizemos nossa viagem de carro, mas existem ônibus que saem de Trindade para Paraty, então é bem tranquilo 😉

Tivemos metade de um dia para conhecer o centro de Paraty, mas já deu pra ter uma ideia de como o lugar é carregado de história e restaurantes deliciosos. Estava garoando e era um pouco difícil não pisar nas poças entre as ruas de pedras, mas pra quem ama história, como eu, vai se deliciar com o lugar.

Como Paraty não tem praias as alternativas para curtir o lugar durante o dia, além do centro, são os passeios de barco pelas ilhas que possuem diversas opções de horários e formatos, você pode escolher um pacote fechado de ilhas para visitar ou optar pelo aluguel de barco por um dia e escolher as ilhas que quer conhecer, esse passeio fica em média R$ 100,00. Infelizmente, não pudemos testar o passeio de barco, pois tivemos um imprevisto, mas acho que vale muito a pena 🙂
Essas são minhas impressões desse cantinho do Rio tão maravilhoso e cheio de personalidade, simplesmente amei ❤